4C “Confiança”

Na busca pela segurança no esporte elaboramos e aqui explanamos uma “teoria” a qual denominamos 4C, onde abordamos os fatores, Calma, Confiança, Comunicação e Controle.

No artigo anterior falamos sobre a importância da calma na realização de um salto, agregado a um bom salto com segurança acrescentamos aqui o fator confiança, como vimos anteriormente a ansiedade muitas vezes vem do medo de estragar tudo e para minimizar esse medo nada melhor que a confiança. Confiança em si mesmo, na equipe, no equipamento, confiança plena.

No artigo desta semana: 4C “Confiança”

confiança
con.fi.an.ça
Ação de confiar; Segurança íntima com que se procede; Crédito, fé; Segurança e bom conceito.
fonte: Dicionário Michaelis

Note que a palavra segurança é citada mais de uma vez, essencial na pratica do paraquedismo vimos repetidamente a importância de explanarmos a pratica da “teoria” 4C que tem como foco a segurança no esporte.

Um homem está seguro e tranquilo quando coloca todo o coração no seu trabalho ou outra atividade e faz o seu melhor de acordo consigo próprio.

Na confiança está implícito um ato de delegação. Ao entregar com segurança alguma coisa a alguém, por um laço de confiança acredita-se que este alguém não faltará com a sua responsabilidade.

Quando uma criança se projeta de um local alto a mando de seu pai que o espera lá embaixo com os braços abertos, este garoto está puro de coração e confia plenamente no pai, que já mostrou anteriormente ser alguém responsável e que jamais deixaria acontecer algo ruim ao seu filho.

confianca1

Somente há uma maneira de conquistarmos a confiança: é fazermos as coisas com responsabilidade, honrando os compromissos assumidos, respeitando os limites do próximo, agindo com lealdade e coerência, e no paraquedismo isso deve ser regra, respeitar limites, focar na segurança, ser leal, ser confiante.

Confiança é derivada da palavra “traustr”, do escandinavo antigo, que significa “forte”, mesma raiz da palavra verdade “trust”. Por isso, confiamos em uma pessoa que acreditamos que seja forte e verdadeira para nós.

Lembremos que a confiança começa na autoconfiança, quem não confia em si mesmo, como poderá confiar em outro?

Há muitas razões para duvidar e uma só para crer.

Seja confiante, tenha atitude, seja positivo, carismático, empático. Check as condições climáticas, os ventos, antes do salto, seja coerente, check seu equipamento, seja responsável, check os equipamentos dos seus colegas também, e peça o mesmo por você, seja leal. Na mesma proporção daquilo que der, irá receber em troca.

“Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.” Victor Hugo

Seja Confiante.

 

Alessandro Luchiari (Luchiari)
Paraquedista filiado a CBPq desde 1994

 

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=232

 

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas, Segurança, Teoria dos 4C. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta