Acorde e salte com segurança! Por Dan Brodsky-Chenfeld

Você tem que estar sempre um passo à frente do jogo. Você precisa estar pronto. Não descanse nem por um segundo. Quando antecipamos o problema respondemos corretamente e imediatamente. Ser surpreendido pela situação deixa seu tempo de reação mais lento.

ACORDE E SALTE COM SEGURANÇA

Neste artigo cedido pelo amigo Dan Brodsky-Chenfeld podemos obter dicas valiosas sobre segurança no esporte, de uma maneira direta e sincera, veja algumas delas por Dan BDan.

Acorde e salte com segurança, começamos com um exemplo típico, um hard pull , um comando do pilotinho difícil. Muitas vezes tenho visto paraquedistas comandando baixo. Quando eu pergunto o que aconteceu eles dizem que tiveram dificuldade para encontrar ou para puxar o pilotinho. Mas eles conseguiram na terceira tentativa. Se eles conseguiram na terceira tentativa é porque não foi tão difícil assim. A única diferença é que na terceira vez eles já esperavam que ia ser difícil e levaram a sério a ponto de puxar com atitude. Espere que seja difícil toda vez e seja sério na sua primeira tentativa.

Eu nunca ouvi falar de alguém que esteve em uma colisão de velames ter visto o outro velame próximo. Eles não viram o outro vindo porque eles não estavam olhando. E eles não estavam olhando porque eles pensam que isso nunca vai acontecer com eles. Como regra geral nós não separamos mais após a abertura, nós ficamos mais próximos. As pessoas não abrem e voam para longe. Na maioria das vezes nós estamos todos mirando para a mesma área de pouso. Depois de abrir nós ficamos cada vez mais perto uns dos outros. Velames estão convergindo. Se você não está olhando você está procurando uma colisão de velames. Não estou pedindo para que todo mundo navegue assustado. Apenas acorde. Esteja atento, esteja pronto, esteja em controle, não seja uma vítima. Se você fizer isso você vai evoluir até se tornar um paraquedista velhinho. E não vejo a hora de festejar com todos os meus amigos paraquedistas velhinhos por muitos anos.

Tenho visto e ouvido muitas histórias de paraquedistas que levaram muito tempo para decidir o que fazer com o velame que não está funcionando perfeitamente após a abertura. Paraquedistas pousando velames que eles deveriam ter desconectado ou sendo indecisos e levando muito tempo para desconectar, algumas vezes com resultado fatal. Nós frequentemente ouvimos pessoas dizendo, “Eu pensei que conseguiria resolver isso”, “Eu não tinha certeza se estava bom ou não.” Se você tiver que perguntar pra você mesmo se o velame está bom ou não, então não está bom!
Lembre de quando você era um aluno. A queda-livre era rápida e barulhenta, seu coração batia forte, adrenalina correndo pelas suas veias. Você jogava seu pilotinho e gentilmente desacelerava enquanto seu paraquedas se abria. Pendurado embaixo do seu paraquedas estava tudo calmo e sereno, o oposto da queda livre. Ao olhar pra cima e ver seu velame era quase como se ele estivesse olhando para você e dizendo “Está tudo bem, eu peguei você”. Você sentia como se estivesse se apaixonando pelo seu velame, seu melhor amigo.
Então, se depois de comandar você olhar para o seu velame e não estiver se apaixonando, DESCONECTE!
Fique esperto, se mantenha seguro lá em cima.

Dan Brodsky-Chenfeld

O americano Dan BDan (Tenecula, CA, United States) é membro fundador do time de 4-way Arizona AirSpeed, multi campeão mundial, é um dos Coachs do P3 Skydiving e gerente da área de saltos Perris Skydive na California, também é autor do livro Above All Else

Após um grave acidente de avião Dan ficou gravemente ferido, das 22 pessoas a bordo 16 morreram, contra todas as probabilidades, ele se recuperou e passou a se tornar um campeão mundial de paraquedismo, em “Above All Else” ele conta sua história inspiradora de esperanças, sonhos, seu incrível retorno e o que o paraquedismo representa nessa etapa.

“I am still amazed at how much I love skydiving.”
Dan Brodsky-Chenfeld

2091 Goetz Rd Perris, CA 92570
Telefone +1 (951) 551-4825
Email dan@danbc.com
FB: https://www.facebook.com/dan.brodskychenfeld

Skydive Online on Facebook

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=382

 

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Segurança. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta