Curso “Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo”! Por Ricardo Pettená.

O SONHO DE DESCONECTAR

A expressão “desconectar”, além de significar “liberar” o paraquedas principal para abrir o reserva, também é empregada no paraquedismo por pessoas que sonham em se “desconectar” da vida que levam para realizar o sonho de viver de paraquedismo.

Há algum tempo, algumas pessoas nos solicitaram que montássemos um curso sobre “Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo”.

dropzone_spa1

Pois bem, o curso está pronto e será ministrado em um final de semana. Na apostila, colocamos modelos de todos os documentos necessários para montar e administrar uma atividade de saltos. Sua apresentação será dividida em cinco módulos:

1- Legislação. As leis federais, formato jurídico, clube, escola, ANAC, RBAC, DECEA, CBPq, CIS, Código Esportivo, STJD, responsabilidade civil e risco, Termo de Responsabilidade. Análise do risco, fatores geradores, consequências e prevenção.

2- Finanças. Custo Fixo e Custo Variável, como calcular o custo e a margem dos produtos, planilha de custo de equipamentos e aeronaves, fluxo de caixa, investimento necessário, retorno sobre o investimento, análise de viabilidade econômica.

3- Marketing. O público-alvo, mix de produtos e serviços, preços, comunicação, critérios que determinam o sucesso na escolha do aeroporto e a localização do mercado-alvo, mídia tradicional, internet, site, Google, Facebook e mídias sociais, Relações Públicas, Imprensa, Promoções de Venda, Venda Pessoal, Boca-a-Boca, Comercialização, Eventos, organização de competições e boogies.

4- Administração e Estratégia. Visão, Missão, Objetivos, Estratégia, rotinas diárias, Plano de Segurança e Gestão da Qualidade, Check Lists, Procedimentos, Empreendedorismo – O business plan, os recursos financeiros.

5- Operação. Pré-Operação, operação, manifesto, aeronave, piloto, staff, RTA, instrutor-chefe, instrução, equipamentos, equipe de terra, fun jumpers (atletas), triagem, meteorologia, a escolha e a motivação dos recursos humanos, Segurança da Operação e o Sistema de Gestão da Segurança, check lists operacionais.

O curso será ministrado a partir de 2014 , por Ricardo Pettená, que conta com a experiência de 10 mil saltos e 43 anos de paraquedismo, formação acadêmica em Marketing (ESPM) com pós-graduação em Economia de Empresas (PUC Campinas) e uma vida dedicada ao paraquedismo, desde o primeiro salto (1971), a abertura da escola Azul do Vento (1978), a implantação do AFF no Brasil (1982), 14 vitórias em Campeonatos Brasileiros (1974 a 2003), a área de saltos operada com Cessnas , depois com o Helio Courier, Soloy (Turbina), Comp Air (Turbina) e o Skyvan (Turbina) (1985 a 2010), seis anos de experiência coordenando a instrução em Deland (1990 a 1997), o desenvolvimento do método BBF como sócio fundador da Skydive University e seis anos como chefe do Comitê de Instrução e Segurança da CBPq.

Ricardo Pettená

O paraquedismo no Brasil está crescendo assustadoramente e você pode colher os frutos deste desenvolvimento.
Aproveite este curso objetivo e abrangente para encurtar o caminho e acelerar a realização do seu grande sonho, ser dono da sua própria área de saltos.

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Curso “Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo”! Por Ricardo Pettená.

Deixe uma resposta