A Primeira Paraquedista do Brasil !!!

Rosa Schorling fez seu primeiro salto em 08 de novembro de 1940, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

rosita
Recordista Rosa Schorling é um exemplo de coragem – Imagem: Marcelo Naddeo

A Primeira paraquedista do país, que entrou para o RankBrasil em 2013, é a capixaba Rosa Helena Shorling Albuquerque, também conhecida como Rosita.

Ela entrou para a história em 08 de novembro de 1940, exatamente às 11h45, durante provas da Semana da Asa, que estabeleceu salto de paraquedas para voluntários.

Esbanjando coragem, Rosita se inscreveu à demonstração livre e espontânea, realizando o desafio com êxito absoluto.

O salto aconteceu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a uma altura de mil metros, pulando de um avião Belanca (asa alta). O paraquedas utilizado era de fabricação Switlich, dos Estados Unidos. À época, o equipamento era novidade no Brasil, mesmo para homens.

A demonstração de Rosita foi assistida por milhares de pessoas, entre autoridades, civis, militares e eclesiásticos. A imprensa de todo o país teceu louvores à pioneira, com amplas reportagens ilustradas, além de seu retrato estampado em capas das principais revistas.

rositas

Sem treinamento

A recordista não teve treinamento para realizar o primeiro salto. Pelo contrário, seu instrutor de pilotagem, que era o comandante Gratuliano Ximenes de Oliveira, falou que não se responsabilizava pelo feito. A orientação que recebeu foi saltar de cabeça para baixo, contar de um a dez de olhos fechados e puxar a alça do paraquedas.

Escola de Paraquedistas

Em 1949 – nove anos após o salto pioneiro – era fundada a Escola de Paraquedistas do Exército, no Rio de Janeiro. Depois de oito meses de treinamento, Rosita recebeu seu brevê de paraquedista em 29 de Outubro de 1950. Durante o tempo que esteve na escola, realizou 136 saltos de treinamento, nas mais diversas modalidades.

História de vida

Filha de um alemão com uma austríaca, a recordista nasceu em 15 de julho de 1919, em São Paulo de Biriricas, município de Cariacica – ES. Com apenas quatro meses de idade, passou a residir em Domingos Martins, no mesmo Estado.

Entre os anos de 1929 e 1936, ela estudou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio do Carmo), em Vitória – ES, obtendo diploma de professora, depois de ter feito cursos de pintura, datilografia, estenografia, economia e prendas domésticas.

Em meio a uma família com recursos financeiros, durante as férias escolares, ela aprendeu a nadar em piscina, a patinar, andar de bicicleta, motocicleta, automóvel e até caminhão. Em 29 de março de 1932, com apenas 12 anos de idade, após exames teóricos e práticos, Rosita foi a primeira mulher do Espírito Santo a receber a carteira de motorista profissional.

Em 11 de junho de 1933, tirou a carteira de motociclista. Entre os anos de 1932 e1933 sentiu interesse pela aviação, demonstrando vontade de pilotar aeronaves. Em 14 de junho de 1939, aos 19 anos, o Aero-Clube do Brasil lhe conferiu o brevê de piloto-aviadora. Ao se inscrever na Federação Aeronáutica Internacional, ela se tornou a primeira aviadora do Espírito Santo.

Com a morte do pai em 1955, Rosita retornou para a casa da mãe, em Domingos Martins, recomeçando a lecionar. Entre 1963 e 1967, foi diretora de escola e mais tarde, nomeada delegada de ensino. Em 1960 se casou com o tenente reformado do Exército, Raymundo Mendes Albuquerque, com quem teve um filho (falecido com apenas cinco anos). Atualmente, aos 93 anos de idade, a pioneira reside no mesmo município e esbanja vitalidade.

Livro

O livro-reportagem ‘Rosa Helena Schorling: Além da Folha Vento’ descreve as aventuras da primeira paraquedista do Brasil, com fatos e feitos históricos. A obra é do jornalista Fabrício Fernandes e foi lançada em janeiro de 2012, pela Editora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fontes: G1 Espírito Santo e Revista TPM
Redação: Fátima Pires

 

Links relacionados

Glossário: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=593

Artigo “A invenção do Paraquedas”:  http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=679

Artigo “A História do Paraquedismo” :http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=62

 

Curiosidades

Você sabia que a pessoa mais velha no mundo que saltou de paraquedas também é brasileira ?
Saiba mais em: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=107

E no Base Jump não foi diferente, mais uma Mulher com Atitude, mais um recorde:
Saiba mais em : http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=94

 

Matérias escritas por Mulheres:

Artigo “Faça o que tem que ser feito.”! Por Paula Quintão : http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=300

Artigo “Dicas de pouso para garotas!” Por Grace Katz : http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=348

Artigo “Do medo as acrobacias aéreas!” Por Mikaela Paim : http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=739

Artigo “Recorde Feminino Brasileiro e Sulamericano de FQL – 34way” : http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=748

 

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=908

 

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, História, Recordes e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a A Primeira Paraquedista do Brasil !!!

Deixe uma resposta