4C “Calma”

Teorias

Há diversas teorias na vida, administrativas, psicológicas, financeiras … é mais comum termos conhecimento de teorias na vida profissional, teorias, programas, diretrizes, enfim, todas em busca de melhorias, de controle, de qualidade, e vivendo isso dia a dia pensamos, porque não implantar, criar uma para o esporte ? Uma que possamos fazer uso na vida pessoal também, na busca pelo seu melhor, na vida, no esporte.
Aqui compartilhamos algo que acreditamos e utilizamos, elaborado com o propósito de melhoria, sempre, principalmente quando o assunto é paraquedismo e o foco segurança, pra isso é preciso trabalhar os 4C’s

Calma, Confiança, Comunicação e Controle.

Este artigo é sobre o primeiro dos 4C: CALMA.

keep-calm-and-skydive
Não há dúvida de que ser calmo e relaxado é a chave para executar algo no seu melhor, mas a grande questão é: Como?

Há uma variedade de técnicas para relaxar antes e durante um salto. Nervosismo definitivamente tem componentes físicos e psicológicos que nos atrapalham e nos colocam em risco. Aqui estão algumas ideias para lidar com ambos.

Psicologicamente, a ansiedade muitas vezes vem do medo de estragar tudo. Com maior confiança, lembrando que confiança é uma das partes do 4C que iremos explorar em um próximo artigo, enfim, com maior confiança esses medos podem ser minimizados, o que permite a você ficar mais calmo. Então, faça coisas que vai fazer você se sentir mais confiante sobre o salto, como se preparar. Quando você se sente preparado, você tem confiança, você sabe o que vai acontecer e sabe que pode lidar com isso calmamente.

– Dias antes do salto procure visualizar o salto, escreva e leia a respeito, tome notas, estude.

– No dia do salto, 1 hora antes, aproveite o tempo para descrever o salto, checar o equipamento, treinar a saída no mock-up, sem pressa, feche os olhos, visualize, estude sua navegação, a direção do vento, as condições, a situação atual.

No momento do salto continue a visualizar, e quando o fizer, inclua tudo, pelo menos até o ponto onde a porta se abre. Respire fundo, desempenhe sua rotina com cautela, com a calma que focamos neste artigo, na busca pela melhoria continua, buscando aperfeiçoar o salto, com segurança, com calma.

“Mesmo se você não se sentir calmo e relaxado, comprometendo-se a agir como tal você está a um passo para fazer isso acontecer.”

Pense positivamente, coisas “bouas” atraem coisas boas, diga a si mesmo: “Eu posso fazer isso” ou “Isso é fácil”, evite pensar em coisas como: “Não atrapalhar” ou “Será que vai dar errado?!” Visualize-se fazendo o seu desempenho perfeitamente e acredite. Seja calmo, seja legal com você mesmo, e saiba que: Seu valor não está vinculado a cometer ou não erros, seus amigos não vão pensar menos de você. Cometer erros é parte de todo aprendizado, abrace-os como oportunidades para melhorar.

Fisicamente relaxe os músculos, se solte, alongue-se, como já citamos respire fundo, essencial, acrescente o sorria, curta o momento, celebre, lembre-se que você esta vivendo uma experiência pra poucos !!!

Quando você está mais calmo e relaxado, você esta um passo mais perto de realizar o seu melhor, com segurança, pratique isso.

Alessandro Luchiari (Luchiari)
Paraquedista filiado a CBPq desde 1994

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=220

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas, Segurança, Teoria dos 4C. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta