4C “Comunicação”

Depois de abordarmos os fatores Calma e Confiança nos artigos anteriores chegou a vez da Comunicação, o terceiro fator dos 4C

comunicação
co.mu.ni.ca.ção
sf (lat communicatione) Ação, efeito ou meio de comunicar; Aviso, informação, participação, transmissão de uma ordem ou reclamação; Relação, correspondência fácil, trato, amizade; Processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.
fonte: Dicionário Michaelis

Saber se comunicar é fator imprescindível a qualquer um que queira se aventurar pelo mundo. A comunicação é visceral para o desenvolvimento humano. No paraquedismo este fator é essencial para realização de um salto seguro, o briefing, comunicação que antecede o salto, estrutura o mesmo, nessa etapa é de extrema importância a atenção e absorvição as informações relatadas e propostas. É necessário que todos os envolvidos questionem, troquem informações, tirem suas dúvidas, apresentem suas experiências, afim de alinharem ao objetivo e realizarem o salto de forma segura.
Mas não apenas durante o briefing é importante a atenção, a comunicação durante o salto é primordial, ali se realiza o proposto e pra isso o equilíbrio faz-se mais que necessário.

As melhores equipes desenvolvem sua comunicação e sincronismo com tanta precisão que eles parecem estar em um único movimento sem falhas, como um relógio.

A capacidade de uma equipe ou simplesmente de um grupo de amigos para executar seu melhor é um resultado direto da presente comunicação. Muitas equipes treinam sob o pressuposto de que a comunicação irá resultar naturalmente por simplesmente ter tempo de saltos juntos, o que não é suficiente.

Não basta sentar-se com um olhar vazio à espera de uma tradução: fazer um esforço para ler uns aos outros é primordial, e é essa comunicação que faz a diferença.

comunicação 4
Contato com os olhos

Simplesmente o suficiente, a principal ferramenta que usamos para esta comunicação é o contato visual. Sabemos que todos usam o contato visual, é a primeira e mais básica coisa que você é ensinado quando se tornar um paraquedista.
O contato com os olhos não é apenas olhar na direção da pessoa, é olhar diretamente nos olhos, prevendo suas ações. Tomar decisões bem pensadas em conjunto em uma fração de segundo. Ações que fazem o salto ser mais seguro.

Grip

Nós não podemos ver os olhos de todos o tempo todo. Por esta razão, também nos comunicamos através de contato físico (grip), tocando a pessoa e deixando clara sua condição, seja de disponibilidade, ou na falta do toque a não disposição para realização de transições durante um voo de TR (trabalho relativo) por exemplo.

A Comunicação é essencial na tomada de decisões corretas durante um voo, traz equilíbrio e sincronia sob quaisquer condições. A capacidade de uma equipe para realmente se comunicar desta forma é um dos aspectos mais emocionantes e gratificantes da formação em queda livre no paraquedismo.

O debriefing (reunião pós salto) por sua vez possibilita explanar o voo realizado, buscando melhoria, corrigindo possíveis falhas. Com essa comunicação a equipe desenvolve uma sensação de controle total e os saltos se tornam mais seguros, sem surpresas, obtendo o sucesso esperado.
Logo você pode olhar menos e ver mais. A formação é garantida mais cedo e você não tem que esperar para atuar, torna-se automático, ágil e sem erros.

Comunicação, essencial, antes durante depois … sempre !!!

 

Alessandro Luchiari (Luchiari)
Paraquedista filiado a CBPq desde 1994

 

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=275

 

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas, Segurança, Teoria dos 4C. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a 4C “Comunicação”

Deixe uma resposta