Dia da Aviação

No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont.

Em meados de 1906, começou os testes com um aeroplano, acoplado ao balão Nº 14 (por isso o nome 14-Bis), a fim de facilitar a decolagem. Mas como o dirigível gerava muito arrasto e não permitia desenvolver velocidade, Dumont enfim retirou o Nº 14 e duplicou a potência, instalando um motor de 50 cavalos-vapor, no lugar dos 24 utilizados na época. num voo oficial.

Depois envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. No dia 23 de outubro de 1906, o 14-Bis decolou no Campo de Bagatelle, como o primeiro aparelho mais pesado que o ar a levantar voo por seus próprios meios – até então, os aparelhos dependiam de fatores externos, como o uso de catapultas, trilhos ou penhascos.

santos-dumont-14-bis-balao

Conquistando a Taça Archdeacon, como primeiro “vôo mecânico” do mundo, e transformando Dumont no maior inventor brasileiro de todos os tempos, o 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, a dois metros do solo. Com 10 m de comprimento, 12 de envergadura e pesando 160 Kg, o 14-Bis trazia longarinas de bambu; ligas, interseções e cantoneiras de alumínio; trem de pouso com duas rodas; leme para controlar a direção e ailerons para regular o giro.

santos-dumont-14-bis

A façanha, realizada diante da Comissão Fiscalizadora do Aeroclube da França, foi aclamada por mais de mil espectadores e também pela imprensa mundial que, no dia seguinte, louvava o feito histórico. Em 12 de novembro do mesmo ano, Dumont percorreu 220 metros em 21,5 segundos, erguendo-se à altura de 6 metros, estabelecendo o primeiro recorde de distância da época, inaugurando, de forma inequívoca e definitiva, a “Era da Aviação”.


14-Bis – Invenção de Santos Dumont

Após alguns anos, com o aperfeiçoamento dos aviões, Santos Dumont sofreu muito por ver que seu invento estava ajudando os homens na guerra, a matarem e destruírem as pessoas. Muito triste, entrou em depressão, e faleceu.

A partir da evolução do avião pelos meios tecnológicos, este foi se tornando mais importante para nossas vidas, pois faz o transporte de cargas e pessoas de forma mais eficiente e rápida.

Os modelos variam muito, podem ser mais simples ou mais luxuosos e suas velocidades também variam, podem ser monomotores, bimotores, à jato ou supersônicos.


Modelo Internacional

Hoje em dia temos os aeroportos que fazem, de forma organizada, a manutenção e o reabastecimento das aeronaves, bem como o deslocamento dos tripulantes, cargas e passageiros.

Existem diferentes tipos de aviões, os que pousam e decolam na terra, mas também os que pousam e decolam na água. Além desses podemos ver ainda os aviões de guerra, como meios de transporte militar e os ônibus espaciais lançados para deixar satélites no espaço.


Modelo Armas de Guerra

O avião tornou-se um meio de transporte popular, pois hoje em dia seu acesso está mais fácil, os preços melhores e as formas de pagamento mais facilitadas.

 Skydive Online on Facebook

Gostou da Matéria? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=153

 

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, História e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta