Primeira Paraquedista do BOPE

Há quem diga que o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope) não é para as mulheres. Mas, no Distrito Federal, Sonia Araújo garante que ele é sim. Ha mais de 20 anos na corporação, a 2º Sargento diz que estar no Bope é sua realização profissional. E ela é a primeira paraquedista feminina do grupo.

Sonia Araújo Paraquedista Bope matéria Skydive Online Luchiari Bandeira Brasil

A sargento Sonia Araújo tem vencido barreiras e, em nome do seu sonho, vive em constante prova de superação. Nascida no Rio de Janeiro.RJ,  foi para Brasília em busca de um sonho: ser policial.
Após ser aprovada em concurso da Polícia Militar do DF, sua meta era trabalhar no Bope. Após oito anos de trabalho, o sonho tornou-se realidade. “Tem de ter muito treinamento, ser humilde e estar de bem com a vida para encarar as adversidades. O trabalho policial requer muita disciplina e organização”, afirma a Sargento.

Na polícia, o paraquedismo tem uma função tática. É usado, principalmente, em casos de infiltração e também em ações humanitárias. Segundo o capitão Geraldo Pereira, para fazer parte do Bope é preciso ter coragem, determinação e muito controle emocional. “Cursos como o que a Sonia fez são para que o policial aprenda a lidar com essas situações. Ela teve de mostrar que é capaz. Hoje, é a única mulher que deu continuidade à especialização e pratica saltos constantemente. Isso é louvável”, afirma o capitão.

Sonia conta que sempre foi uma esportista. Antes de entrar na polícia já praticava karatê e participava de maratonas. “Sempre tive curiosidade de saber como funciona e, é claro, a sensação de pular de paraquedas. Mas não sabia como, nem onde começar”, explica Sonia.

Em 2007, quando foi aberto um curso operacional no Bope, ela se inscreveu. No Rio de Janeiro, onde fez o curso, Sonia saltou pela primeira vez. “Antes do salto, fiquei o tempo todo rezando, com receio e pânico. Mas na hora, foi o máximo! Adorei e quis repetir várias vezes”, relata. Durante o curso Sonia fez oito saltos. “Toda vez que o avião ia decolar eu estava junto para saltar”, pontua.
O curso realizado foi o ASL, onde apenas quem o fez pode usar a expressão conhecida do filme Tropa de Elite (em referência ao BOPE), “Faca na Caveira.

Mas nem tudo correu como o planejado. Depois do curso, Sonia ficou um ano sem saltar. “Não sabia o que fazer para levar adiante esse projeto. Conhecia pouco e não tinha quem pudesse me orientar”, revela.

Logo depois, sua mãe, mais conhecida como vovó Geralda, queria fazer um salto. Em Anápolis.GO, onde sua mãe acabou por realizar o sonho de saltar (esta no sangue), Sonia resolveu se aperfeiçoar no esporte. Desde então foram inúmeros saltos de sucesso.

A paraquedista sargento Sônia do BOPE (PMDF) possui alguns títulos no esporte, recentemente foi campeã na modalidade V3 em Luziânia, sendo a única mulher no campeonato. Sônia Araújo também é recordista brasileira e sul americana de paraquedismo, instrutora treinadora BBF, Mergulhadora, atleta de natação, karatê; uma mulher honrada, guerreira.

Encerrando a entrevista a equipe da Skydive Online Sonia declarou emocionada: “Uma pessoa em especial me ajudou muito nesse esporte, sou grata de coração e alma ao instrutor, profissional e amigo Jair Reis, o Jájá.”

2º SGT Paraquedista Bope matéria Skydive Online Luchiari
2º SGT Sonia / Paraquedista
Batalhão de Operações Especiais

 

Skydive Online on Facebook

Gostou do artigo? Compartilhe:

http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=1740

 

Esta entrada foi publicada em Adrena_Ladies, Caderno L, História e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.