4C “Controle”

Neste artigo iremos explanar o fator Controle, o quarto e último, mas não menos importante, fator da teoria dos 4C

Depois de abordarmos os fatores Calma, Confiança e Comunicação, chegou a vez do fator Controle, na teoria todos os fatores são correlacionados e importantes na busca por segurança na pratica do paraquedismo.

Controle

Já lhe aconteceu ter um determinado comportamento ou atitude e posteriormente arrepender-se? Eu já. Isto acontece quando reagimos de forma emocional, de forma automática. Uma das coisas que fazem com que nós percamos a cabeça muitas vezes é o fato de não termos controle total sobre os nossos pensamentos e ações. Sim, o equilíbrio emocional é extremamente importante para tomarmos decisões acertadas na nossa vida. O nosso equilíbrio emocional está dependente do conhecimento que temos dos nossos estados internos e da influência que estes têm sobre o nosso pensamento, comportamento e atitudes. Tal como um atleta de alta competição que no momento decisivo tem de saber controlar as suas emoções a favor do melhor desempenho possível, para que possamos desempenhar um conjunto de atividades que nos sirvam, temos igualmente de ter controle sobre as nossas representações internas.

O controle emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.

O equilíbrio entre razão e emoção é o caminho mais adequado. Os excessos costumam trazer conseqüências prejudiciais às pessoas. A razão excessiva faz com que o sujeito vivencie e expresse pouco suas emoções, absorvendo para si toda a carga emotiva.

O conhecimento das emoções e sentimentos do sujeito, bem como, dos limites suportados é um primeiro passo para a busca do equilíbrio emocional.

redbullstratosjumpfelix Felix Baumgartner (paraquedista e base jumper austríaco) No dia 14 de Outubro de 2012, ele fez o salto mais alto de todos os tempos (39 mil metros) quebrando a barreira do som em queda livre. Baumgartner se preparou por meses antes desse feito, segundo ele sua maior preparação foi emocional, desenvolver seu autocontrole foi essencial.

Lidar com a emoção e a razão em proporções que levam o sujeito a colocar-se de modo saudável diante das circunstâncias vividas poderá trazer um modo de vida estruturado, adequado à sociedade e, principalmente, saudável para si mesmo, principalmente na pratica do paraquedismo.

Uma pessoa que é tomada pelas emoções, agindo de modo impulsivo, geralmente, envolve-se em relacionamentos conflituosos, gerando insegurança nos saltos, criando tumulto a si mesmo e aos demais colegas.

Por outro lado, um sujeito que reprime suas emoções, não necessariamente estará utilizando só a razão para resolver suas questões. As emoções podem afetar suas decisões e posicionamentos diante da vida, porém os sentimentos não são expressos.

A falta de manifestação das emoções e dos pensamentos provoca dificuldades na comunicação com outras pessoas, como vimos no fator Comunicação, também essencial, faz-se necessário, em todo momento.

Quem expressa suas emoções e desejos, de forma natural e sensata, pode vivenciar sentimentos e entrar mais em contato consigo mesmo, o que a priori é benéfico na busca pelo autocontrole. Porem é claro que demonstra pouca maturidade na hora de impor seus limites, não sabendo lidar com suas emoções diante de situações difíceis.

A emoção, como também a razão, faz parte do homem e de como ele se manifesta na vida, cada qual com sua singularidade. As diferenças enriquecem a vida e as pessoas, que podem aprender a viver com mais flexibilidade e se adequarem melhor às suas necessidades.

A medida do descontrole emocional é aquela que prejudica a sociedade e o sujeito. Se uma pessoa não consegue lidar com a frustração em um salto por exemplo, acaba por colocar a equipe toda em risco. O sujeito que não consegue lidar com a discordância de seu pensamento, também coloca a si mesmo em risco.

As emoções podem, por vezes iniciar-se muito rapidamente, de fato tão rapidamente que não tomamos consciência que a nossa mente e corpo desencadearam uma emoção num determinado momento particular. Essa velocidade pode salvar as nossas vidas numa situação de emergência, mas também pode arruinar as nossas vidas quando nós temos uma reação excessiva e perdemos o controle. Nós não temos muito controle sobre as respostas emocionais que temos em determinadas situações de vida, mas é possível, embora não seja fácil fazer algumas mudanças no que provoca as nossas emoções e como nos comportamos quando estamos emocionalmente alterados, em outras palavras o autocontrole pode ser aprendido.

 

“O homem que não sabe dominar os seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los.”

Alessandro Luchiari (Luchiari)
Paraquedista filiado a CBPq desde 1994

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=285

 

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas, Segurança, Teoria dos 4C. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta