BASE JUMP

Para os leigos no assunto são frequentes perguntas como: Você salta com um paraquedas só? Como funciona?

Neste artigo entrevistamos um profissional especializado nesta área para nos ajudar com algumas dúvidas.

Gustavo Areias, Base Jumper, principal treinador da série Aprendiz de Base Jumper exibido no Canal OFF onde ele e o amigo Hugo Langel, também Base Jumper ensinam o surfista profissional Marcus Sifu a se tornar um praticante do esporte.

Durante a dobragem de seu paraquedas conversamos sobre essa interessante vertente do paraquedismo, e entre as dúvidas mais frequentes começamos com uma simples, mas que poucos sabem:

O que significa B.A.S.E?

B.A.S.E. é uma sigla em inglês que significa “Building Antenna Span & Earth.” Em português “Prédio, Antena, Ponte e Terra” onde Terra se refere a penhascos.

Gustavo Areias Base Jump Prédio Campeonato 2K13 Pro Base World Cup www luchiari com br

Quem foi o “pioneiro” desta modalidade? Quando e onde foi criado?

O americano Carl Boenish é considerado o pai do base jump moderno, surgiu no final dos anos 70 na Califórnia.

Quais as diferenças entre o BASE e o Skydive?

Um salto de paraquedas é considerado base jump apenas se for praticado de um objeto fixo, independente do equipamento que você estiver usando. O skydiving é o salto de paraquedas desde aeronaves como aviões, ultraleves, helicópteros, balões, ou qualquer outro objeto em voo.

Existe um paraquedas próprio para o base jump, que consiste apenas de um velame (um único paraquedas).

Para saltar de um avião, é obrigatório o uso de um velame principal + um reserva. De um ultraleve ou balão, por exemplo, já não é obrigatório o uso de um velame reserva.

Você pode saltar usando um paraquedas próprio para o base jump, mas não significa que tenha feito um base jump. Ao mesmo tempo, se você saltar com um sistema de dois velames como o do skydive, mesmo que de uma montanha, será considerado um base jump. Resumindo, base jump é um salto com paraquedas de objeto fixo, o resto é skydiving.

Gustavo Areias Base Jump Antena www luchiari com br

Há uma regulamentação, alguma confederação como existe no skydive?

Não, mas são recomendados alguns saltos como paraquedista e uma certa experiência, conhecimento sobre o esporte.

Quais os picos mais utilizados e conhecidos no Brasil e no mundo?

No Brasil temos a Pedra da Gávea.RJ, Pedra da Onça.ES, Cachoeira do Tabuleiro.MG, Viaduto 13.RS, entre vários outros locais ideais para a prática do base jump. Os destinos mais populares na gringa são a Suíça, Itália e Noruega, pelas altas montanhas com pontos de saídas e áreas de pouso ideais para um salto seguro.

Gustavo Areias Base Jump Ponte www luchiari com br

Curiosidades sobre o esporte:

Quem pode praticar o BASE?

São recomendados 200 saltos de skydive para se aventurar no base jump. A grande verdade é que não há regras, não existe fiscal na beira de penhascos, pontes, prédios ou de uma antena. Pessoalmente acho que quanto mais experiência você tiver no skydive, melhor. Já vi gente começar a fazer base com menos de 200 saltos e pode até dar certo no começo, mas inevitavelmente acabam se machucando por falta de experiência. Cortar caminho não é legal.

Qual a altura mínima para realizar um salto no BASE?

Isso depende de cada um. Meu salto mais baixo sob superfície sólida foi de 39 metros, mas há registros no YouTube com 22 metros.

Gustavo Areias Base Jump Pedra www luchiari com br

Porque os praticantes gritam FORTUNA antes dos saltos?

Fortuna vem de uma frase em latin “Fortuna Audaces Sequitur” que significa “A sorte acompanha os audazes”, e é o lema da marinha brasileira. O atleta e amigo Fernando Brito, um dos praticantes de base jump mais queridos e casca grossa do Brasil, é da marinha e há muito tempo grita “Fortuna” antes dos saltos. Ele acabou contagiando o resto da galera com esse espírito guerreiro e hoje em dia muitos gritam isso depois do “3, 2, 1”. Eu pessoalmente acho que além de um bom equipamento, experiência, coragem, condições climáticas ideais, você ainda precisa de sorte para o salto dar certo. Por isso grito “Fortuna“.

Gustavo Areias Base Jump www luchiari com br

Gustavo Areias é Base Jumper, instrutor de paraquedismo, BBF, AFF, Piloto Tandem, câmera flyer; possui mais de 300 saltos BASE de 76 objetos diferentes, recordista sulamericano de BASE jump (17 base jumpers simultaneamente no ar) feito em 12/fev/2013 Pedra da Onça. ES Brasil. Já realizou saltos em mais de 20 países, foi o primeiro atleta a realizar um BASE jump no Sri Lanka (Ásia), Moçambique (África) e no Líbano (Oriente Médio), participou em diversos campeonatos mundiais como o ProBase World Cup na Turquia, Extreme Base Jump World Championship na Espanha, KL Tower Jump na Malásia, Go Fast Zakynthos Boogie na Grécia, entre outros.

Website: www.gustavoareias.com

Facebook: Gustavo Areias

Instagram: @base1555

#SkydiveOnline

Gostou deste artigo?
Compartilhe: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=1509

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Curiosidades, História e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.