A História da CBPq (Confederação Brasileira de Paraquedismo)

A História da CBPq (Confederação Brasileira de Paraquedismo)

No BRASIL o paraquedismo tem inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador do esporte em nosso País.

Em 1941, no Campo dos Afonsos – RJ acontece o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles Astor.

De 1941 a 1943 funcionaram duas escolas de paraquedismo no Rio Grande do Sul, uma no Aeroclube e outra na Varig.

Em 1944, o Capitão Roberto De Pessoa é o primeiro militar brasileiro a realizar um curso de paraquedismo, tendo que fazê-lo no exterior. O Capitão DE PESSOA foi “brevetado” nos EUA e em 1945 o Exército Brasileiro envia aos EUA mais 34 militares, que ao retornarem passam a integrar a recém criada Escola de Paraquedistas do Exercito Brasileiro, atual Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, organização militar integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro, RJ.

No meio civil apenas eram realizadas, esporadicamente, algumas demonstrações.
Em 1958 é criada no Rio de Janeiro a equipe Ícaros Modernos que, em 1961, se tornaria um dos primeiros clubes brasileiros de paraquedismo.

No final dos anos 50 o paraquedismo deixou de ser vinculado ao DAC (Departamento de Aeronáutica Civil) e então um grupo de jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro resolveu reorganizá-lo e dar-lhe um cunho moderno.

Em São Paulo os principais atuantes eram Miguel Pacheco Chaves, Carlos Tender Guimarães, Decio Faria de Almeida e João Augusto MacDowell entre outros e no Rio, Francisco Clayton Lemos do Rego e Nelson Palma.

Com o inicio desse movimento agregaram-se muitos apoiadores que ajudaram na organização e na parte jurídica.

Quem regia o esporte na época era o Ministério da Educação e Cultura através do CND (Conselho Nacional de Desportos). Era necessário ter pelo menos 3 federações  para se ter uma confederação e assim ser reconhecido pelo CND.

Em 1962 foi fundada a Federação Brasileira de Paraquedismo e que por meio de uma Assembléia Geral foi dissolvida em 30/03/1963 e criada a Comissão de Organização da UBP (União Brasileira de Paraquedismo) com o intuito de definir objetivos da nova entidade, sua estrutura e sua filiação aos órgãos máximos do esporte nacional e internacional.

Os clubes eram filiados diretamente à UBP que funcionava como órgão gestor nacional.

Reconhecida pelo CND, a UBP realizou o primeiro campeonato brasileiro de paraquedismo em 1964 na cidade  de Campina Grande – PB em que se sagrou campeão Luiz Olintho Teixeira Schirmer.

A partir daí surgiram inúmeros clubes  e equipes por todo o Brasil.

Paralelamente também no meio militar o paraquedismo  se desenvolvia como esporte tendo as competições com os civis contribuído muito para o seu crescimento.

A União Brasileira de Paraquedismo atingiu os objetivos para os quais foi criada: estruturar o paraquedismo como esporte dando  condições para sua filiação ao Conselho Nacional de Desportes  (CND) e a Federação  Aeronáutica Internacional (FAI).

Essas atividades desenvolvidas nos anos 1963 e 1964 culminaram com o envio da primeira delegação brasileira de paraquedismo ao 7° Campeonato Mundial organizado pela FAI em 1964  na Alemanha Ocidental (RFA) e permitiram a perpetuação do paraquedismo esportivo brasileiro superando definitivamente as barreiras oficiais e burocráticas até então existentes.

Essa delegação era composta por Carlos Alberto Tender Guimarães, Miguel Francisco Pacheco Chaves, Nelson José Pereira e João Augusto MacDowell.

Foram criadas as 3 primeiras federações (Paraná, São Paulo e Rio de Janeirol) e assim em 1975 a UBP transforma-se em CBPq (Confederação Brasileira de Paraquedismo).

logo cbpq

fonte: http://www.cbpq.org.br

Esta entrada foi publicada em História. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta