Raio-X Aeroportos

Observe este raio-X e tente encontrar algo suspeito:

O raio-x dos aeroportos colore os objetos na mala de acordo com sua densidade: azul não é bom... (Simulscan)

Quem nunca tentou esticar o pescoço para ver a tela do raio-x nas revistas dos aeroportos? Os agentes que operam essas máquinas precisam ter visão afiada para encontrar objetos proibidos em meio a roupas, sapatos, livros, chocolates entre outros diferentes conteúdos. Como eles encontram esses itens? Aqui está sua chance de finalmente espiar a bagagem alheia, ou perigo!

A lista do que não pode ser levado a bordo de aviões é longa e inclui principalmente itens pontiagudos e inflamáveis, além de artigos perigosos, como armas de fogo e explosivos. As máquinas de raio-X utilizadas nos aeroportos são como às de hospitais, mas combinada a programas de computador que colorem os objetos das malas de acordo com sua densidade.

Roberto Sergnese, presidente da Simulscan, empresa italiana que oferece treinamento de triagem em máquinas de raio-X para aeroportos, afirmou à revista Wired que a verificação começa a partir de três questões: “O que você está procurando? Com o que isso se parece? E como isso pode aparecer na imagem do raio-X?”.

Sergnese, que já foi especialista de segurança das companhias Continental, Pan Am e American Airlines, revelou que apesar de toda experiência em alguns casos pode ser impossível reconhecer o conteúdo dentro de uma simples sacola.

Neste artigo você verá alguns exemplos:

raiox_aerosol_02raiox_aerosol_01

Passageiros não podem carregar aerossóis na bagagem de mão em voos comerciais.

“Você não tem que reconhecer tudo dentro de um saco”, diz Sergnese a publicação. “Isso simplesmente não é viável. O truque é saber o que as ameaças são e como identificá-las. Isso significa saber, por exemplo, como um terrorista pode formar um dispositivo explosivo improvisado. Ninguém virá com uma bomba como nos desenhos”, completou.

raiox_canivete_01 raiox_canivete_02

O canivete de bolso por pouco não passou pela revista.

As imagens de raio-X de bagagens divulgadas pela Simulscan são casos reais e simulações, algumas nada discretas. No entanto, é surpreende como objetos perigos, como uma pistola ou um canivete de bolso, podem se esconder dentro de uma mala misturados a outros itens.

raiox_revolver_01 raiox_revolver_02

Uma simples sacola pode esconder objetos perigosos; o revolver por pouco passava.

Importante: As autoridades também fazem vista grossa a bagagens com líquido em excesso ou cremes e géis – materiais com essa mesma densidade podem ser utilizados para construir explosivos.

Dica aos amigos paraquedistas: Fiquem atentos quando estiverem com seus equipamentos nos aeroportos, o DAA é visto como o explosivo que é, sua alta densidade na visão do raio-X pode causar duvidas no pessoal do aeroporto, levem sempre o cartão do DAA junto com vocês, isso ira poupar muitas “paradas” no setor de raio-X.

Saiba mais sobre o DAA em: DAA / AAD (Disparador Automático do Paraquedas) Por Alessandro Luchiari

Artigo Thiago Vinholes.
Skydive OnLine

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Dicas e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.