Isso é o que chamamos de voar !!!

Um feito e tanto !!!

Rompendo as barreiras do esporte, o atleta Thiago Peretti (lê-se SkydiveFoz), saltou de um avião, voou, e retornou ao mesmo, em voo; paraquedas? sim, foi levado, mas não foi acionado no feito, isso é o que chamamos de voar !!!

Luchiari_Peretti_Sabi_
Thiago Peretti e Sabiá em um dos dias de treinamento
Photo by Luchiari

Peretti é membro da equipe do premiado paraquedista Luiz Henrique dos Santos, o Sabiá, que promove diversos desafios também com artistas globais no quadro do Domingão do Faustão. Em parceria com o amigo Sabiá Paraquedista realizaram o projeto um tanto quanto ousado, durante as tentativas Peretti conseguiu e se tornou o segundo homem no mundo a saltar e retornar ao avião sem acionar o paraquedas. O feito, que ainda não possui um nome específico, consiste em sair do avião – um Pilatus PC-6 (Pilatus Aircraft Ltd. Stans, Suíça) preparado para o projeto – e voltar para dentro dele.

Thiago saltou a uma altura aproximada de 4 mil metros, cerca de 12.000ft (doze mil pés), e permaneceu em queda livre por cerca de 30 segundos, atingindo uma velocidade de 200km/h.

Para realizar o salto foi utilizado um macacão especial (Wingsuit), parecido como um morcego a roupa possibilita maior controle sobre o voo.

Wingsuit Sabiá L
WingSuit Sabiá Paraquedista

Foram vários dias, inúmeros saltos, e então o feito, sensacional, único, pra poucos, sem dúvida realizado com os profissionais mais preparados e preocupados com o fator segurança, estivemos lá e conferimos de perto a fantástica estrutura por trás desse feito, sem igual.

* Clique aqui e assista a matéria veiculada pela Rede Globo de Televisão no Programa Domingão do Faustão em Desafio do Faustão por Sabiá Paraquedista.

Abaixo vídeo produzido pela equipe SkydiveFoz
Fly Back to Pilatus
Enjoy 😉

O primeiro homem a realizar este desafio e romper os limites do paraquedismo foi o francês Patrick de Gayardon, em 1994.

Patrick de Gayardon - Luchiari Eventos Esportivos

Patrick de Gayardon (1994)

Gayardon foi conhecido como um dos pioneiros do Skysurf no paraquedismo, utilizando uma prancha para fazer manobras acrobáticas. Ele também fez muitas acrobacias famosas com seu Wingsuit. Em 1998, Patrick veio a falecer em um acidente. Thiago Peretti é o segundo homem no mundo e o único vivo a realizar este feito.

PARABÉNS Thiago, Sabiá, Nene e toda equipe da Skydive Foz.


Links relacionados

Glossário: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=593

SkydiveFoz: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=1360

Artigo “WingSuit – Curiosidade e História”: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=853

Artigo “A invenção do Paraquedas”:  http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=679

Artigo “A História do Paraquedismo”: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=62

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, História, Recordes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.