Rigger. Você realmente conhece essa profissão ?

Para os leigos no assunto paraquedismo são frequentes perguntas como: Você salta com um paraquedas reserva? Como funciona? Porque esse você não dobra?
Já para os alunos e atletas do esporte há sempre alguns questionamentos relacionados a esse assunto.

Neste artigo entrevistamos um profissional especializado nesta área para nos ajudar com algumas dúvidas.

Nykolas Montebugnoli, Rigger Técnico Master, hoje com 32 anos de idade, sendo 17 deles trabalhando na área de manutenção e inspeção de paraquedas, “To Ligs ou To Ligado” como é conhecido possui mais de 3500 paraquedas inspecionados e revisados em sua carreira, foi Piloto de Testes de Paraquedas pela Parachute Laboratories, possui + de 380 aberturas reservas comandados com clientes satisfeitos;  hoje é o atual chefe do Comitê de Equipamentos e Manutenção no Centro Nacional de Paraquedismo; como paraquedista possui + de 6000 saltos registrados, Piloto Tandem Master – Parachute Labs – UPT – Wings – Internacional, Coach 1 – Canada, Instrutor IAD/SL – Canada, Instrutor IASL – Brasil, To Ligs também é Piloto Lançador de Paraquedistas e Piloto de Planadores.

Entre uma dobragem e outra perguntamos:

O que é um Rigger e o que significa ?

Rigger é o nome dado em inglês para os profissionais da área de inspeção, manutenção, implantação e desenvolvimento de paraquedas e que conhecemos no Brasil como “dobradores de reservas”, muito limitado e fora do verdadeiro significado da profissão esse conhecido “apelido” foi usado até hoje para descrever esses profissionais no Brasil, os “riggers” são profissionais especializados em equipamento de uso no paraquedismo, aqui no Brasil os “riggers” são divididos em três categorias.

– Recertificadores de sistemas;

– Técnico Sênior;

– Técnico Master.

O recertificador de sistema é um profissional habilitado e credenciado, que por sua vez pode e deve executar a inspeção total de um paraquedas e quando nenhum erro for encontrado e comprovado que o paraquedas esta apto para uso, ele dobra novamente o reserva e assina liberando o equipamento para mais 6 meses de uso. O recertificador de sistemas não pode fazer reparos em paraquedas.

O Técnico Sênior é um profissional habilitado e credenciado, que por sua vez pode e deve executar a inspeção total de um paraquedas e quando for encontrado erro ele poderá efetuar os reparos antes de redobrar o reserva, somente se esses reparos forem de pequena importância, reparos que se feitos de forma errada não afetariam a aeronavegabilidade ou funcionabilidade do paraquedas.

O Técnico Master é um profissional habilitado e credenciado, que tem a permissão total para realizar qualquer serviço, inspeções, redobragens, manutenções de qualquer espécie, troca, criação e fabricação de peças e partes, substituição de partes inteiras do paraquedas, alterar, criar e desenvolver partes de paraquedas, ele é o profissional especialista mais habilitado da categoria, é como se fosse um engenheiro de paraquedas.

Jump Shack

Qual a importância do Rigger e do seu trabalho ?

A importância de seu trabalho é indiscutível, pois levando em consideração que se problemas com o equipamento se derem durante um salto de paraquedas devemos lembrar que não existem “acostamentos” e por isso podem ser fatais, o paraquedas assim como os aviões, possuem sua manutenção preventiva e não corretiva, as peças devem ser trocadas antes de quebrarem, para que o seu utilizador esteja sempre seguro.

Qual o tempo exigido para dobragem do paraquedas reserva? Porque deste tempo ?

O tempo no Brasil é de 6 meses, mas na verdade o termo “redobragem” esta errado, é uma reinspeção de sistema ou como no termo técnico uma recertificação de sistema.

Em alguns países esse tempo pode ser diferente do nosso, no entanto isso não quer dizer que lá o equipamento é melhor ou pior que o nosso, tudo depende das condições climáticas encontradas em cada país, foram feitos estudos e chegou-se a conclusão que a incidência de raios UV e fatores como umidade e temperatura de nosso país é igual ou bem próximo aos valores encontrados na Florida USA, onde se encontram muitas fábricas de paraquedas devido a essa igualdade e anos de estudo, chegou-se a conclusão que o tempo de 6 meses para uma reinspeção total do paraquedas estaria de bom tamanho, assim como os fabricantes de paraquedas exigem para os utilizadores nos Estados Unidos.

O que é preciso para se tornar um Rigger ?

É preciso muito treinamento e estudo, estar atualizado sempre é fundamental, pois o mercado é inovador e esta em alta, sempre com novos sistemas e boletins de serviços obrigando os profissionais do mundo a corrigir erros de fabricação encontrados.

É preciso seguir uma ordem obrigatória de treinamento e obtenção de licença que é:

  • Dobrador de Principal
  • Recertificador de sistema
  • Técnico Sênior
  • Técnico Máster

Essa progressão leva em torno de 7 a 9 anos de treinamento e estudos.

Quem emite as licenças para esses profissionais e como isso funciona?

O emissor da licença profissional é o CEM, Comitê de Equipamentos e Manutenção da Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Hoje o processo de emissão de licenças para esses profissionais é muito simples e descomplicado, quando a pessoa se achar qualificada e possuir os requisitos mínimos para obtenção da licença profissional, basta solicitar a federação de seu estado para agendar uma avaliação profissional, não é obrigatório a realização de nenhum curso, no entanto lembrando que são anos de treinamento e estudos para que o profissional consiga passar no exame.

Quais os critérios mínimos exigidos pelos profissionais, atletas e alunos do esporte? O que eles esperam de um Rigger?

Em primeiro lugar eles devem exigir que o profissional seja qualificado e credenciado pelo CEM, Comitê de Equipamentos e Manutenção da Confederação Brasileira de Paraquedismo para que o seu paraquedas esteja liberado para saltar nas áreas de salto em território Brasileiro.

Devem exigir que o profissional faça a inspeção completa do paraquedas e confira se existem ou não boletins de serviço emitidos pelos fabricantes de paraquedas antes de “redobrar o reserva”, lembrem-se, isso é um ciclo de reinspeção e não somente de redobragem.

E por ultimo devem exigir que os profissionais sempre sigam as regras e mandamentos do fabricante do paraquedas e do CEM,  que pratiquem apenas exercícios ou trabalhos referentes as qualificações as quais ele possui a licença, pois tentar, achar e talvez não são palavras que os clientes deveriam escutar dos profissionais , afinal o profissional não tenta, ou ele sabe ou não sabe, ele não acha, ou sabe ou não sabe e talvez não é certeza, o profissional que sabe realizar não coloca a sua vida em risco. Os profissionais do CEM são, não só de extrema importância para o esporte como também fundamentais, de acordo com as normas da confederação Brasileira de Paraquedismo é obrigatório que todos os paraquedas de uso no paraquedismo nacional passem por inspeção feita apenas pelos profissionais habilitados e credenciados pelo CEM a cada 6 meses.

Por isso lembrem-se, são vocês que estão pendurados em equipamentos inspecionados por esses profissionais, por isso procurem sempre os habilitados e credenciados, pois o famoso reparo do “sapateiro” pode deixar o seu filho sem um PAI.

Nykolas Montebugnoli
Nykolas Montebugnoli
Rigger Técnico Master é proprietário da Sky Help Parachute Services.

A Sky Help trabalha com serviços gerais em paraquedas; reline, patch, reparo e troca de harness, teste de tensão, lavagem, fabricação e reposição de peças, entre outros serviços para seu equipamento.

Endereço Digital: https://www.facebook.com/skyhelpparachutes/info

Hoje a Sky Help conta com a disponibilidade de fabricação de peças de paraquedas, com material importado, diretamente dos fabricantes de paraquedas no exterior, oferecendo a seus clientes um certo conforto quanto a disponibilidade de aquisição imediata de uma peça para reposição, a Sky Help realiza todo tipo de manutenção em paraquedas, tais como, re-certificação de sistema, reline, patch, teste de tensão, lavagem de equipamento, tune-up, reparo ou troca de harness, dentre vários outros, equipamentos esportivos, tandem, militares e para pilotos.

Conheça o aplicativo para paraquedistas, mantenha-se seguro, conheça o aplicativo Sky Help, é grátis, é para você skydiver.

app sky help

Link Aplicativo:
http://www.mobapp.at/landing/Desktop?appId=e04bb372-0883-4603-ba8b-292ef9245d62#.VIiJm2eZ7IW

 

SkyHelp

 

Links relacionados

Glossário

Artigo “A invenção do Paraquedas

Artigo “Tipos de Paraquedas

SKYDIVE ONLINE on Facebook

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=610

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Segurança e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Rigger. Você realmente conhece essa profissão ?

Deixe uma resposta