Fique longe das hélices!

É comum vermos a movimentação entre aeronaves em uma área de saltos, contudo muitas vezes não nos atentamos aos perigos nesses momentos de solo, pela naturalidade e muitas vezes haver staff para cuidar da segurança não vimos o perigo ao redor.

Com toda a familiaridade que vimos e temos na área de embarque, às vezes podemos perder a perspectiva de um simples fato simples: hélices girando são praticamente invisíveis, e claro, são fatais.

Neste artigo gostaríamos de pedir a sua atenção para manter-nos todos a salvo. Independentemente da sua área de salto, aqui estão algumas dicas sobre segurança e hélices:

Saiba onde estão as hélices

Isto pode parecer óbvio demais, mas especialmente quando você está visitando novas zonas de recepção com aeronave pouco conhecida ou novas aeronaves estão visitando sua drop zone. Hélices são invisíveis em giro, especialmente em situações de pouca luz como sunsets ou noturnos.

Nunca se aproxime da área da hélice

Nunca se aproxime da área da hélice em qualquer aeronave, em execução ou não. Não adquira o hábito de andar debaixo ou ao lado das hélices em aeronaves estacionadas no hangar, por exemplo. O hábito mesmo que no hangar pode se tornar fatal quando com as hélices em funcionamento na hora do embarque.

Asa fixa

Fique atrás (não na frente ou sob) da asa quando se aproximar, isso vale para a aeronave em funcionamento ou não. Os propulsores estão localizados nas frentes das asas ou os narizes da aeronave de asa fixa.

Asa Fixa Cuidado com as hélices skydiveonline com br

Esteja alerta para os espectadores

Ser vigilante para os espectadores / observadores ao redor da aeronave também é sua parte, segurança é pra todos. Muitas vezes eles vão ser apanhados no meio do ruído e da emoção da aeronave ligada. Na maioria das dropzones é proibido espectadores nas áreas de espera/carga a menos que sejam escoltados pela linha de staff local. Se você for um visitante respeite essas regras, tome a iniciativa de deixar educadamente a área caso se empolgue e adentre a mesma.

Mantenha contato visual com todos durante o embarque

Ser vigilante para com os colegas paraquedistas faz parte da segurança de todos. Mesmo paraquedistas experientes ou funcionários da área podem se distrair e criar uma situação ruim. Estar em alerta sempre que se aproximar  de uma aeronave ou esperando para embarcar é manter o equilíbrio quando o assunto é segurança.

Fique longe da porta do piloto

Se você precisar falar com o piloto faça isso dentro da aeronave, se necessário antes do embarque utilize o pessoal de staff pra isso, um comando de rádio pode resolver tudo de maneira simples e segura.

Não toque

Nunca toque em uma hélice, mesmo quando a aeronave estiver desligada, ou mesmo estacionada.

Respeite a equipe de Staff

Siga as instruções locais e respeite o pessoal de staff.

Helicópteros

A zona de perigo do helicóptero é a parte traseira da aeronave. Ao se aproximar de helicópteros, faça sempre pela frente para então a porta de embarque. A aproximação dessa forma facilita a visão do piloto a você. Nunca se aproxime da parte traseira, como a área em torno do rotor de cauda, essa é a zona de perigo dos helicópteros.
Se tiver algum acessório para embarque mantenha-os abaixo do nível do ombro, e claro, sempre pela frente;
Aproxime sempre abaixado, o disco rotor girando em muitos casos fica inclinado e tem pouco mais de 1,80m do solo;
Espere comando e autorização do piloto;
Saia segurando o pilotinho;
Tenha cuidado com seu equipamento, check sempre seu equipamento, antes e durante a saída;
Não tente se dependurar ou se arrastar pelo esqui do helicóptero, o mesmo possui uma lixa e ira machucá-lo ou ao mínimo estragar e até mesmo cortar seu equipamento;
Ao sair de helicópteros não salte para cima e não levante as mãos / braços acima da cabeça.

Helicóptero Cuidado com as hélices skydiveonline com br

Conhecimento, Respeito e Segurança, requisitos básicos para um bom salto.

Por

Fabio Alvin Brandt
Piloto Lançador Aviões e Paraquedista
Fabio Alvin Brandt skydiveonline com br

Theo Rohlfs
Piloto Lançador Helicópteros e Paraquedista
Theo Rohlfs skydiveonline com br

 

Equipe Skydive Online

 

Gostou deste artigo?
Compartilhe: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=1552

 

Esta entrada foi publicada em Caderno L, Dicas, Segurança e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.