Existe uma grande confusão quando se coloca estas 3 palavras em uma conversa. Sendo assim, vamos simplificar e deixar claro que existem sim diferenças e apontar quais são elas!
Vamos iniciar por aquele que todos (que apreciam vinho) podemos ser chamados…
O Enófilo: é classificado como toda pessoa que aprecia vinhos e por si busca conhecimentos, seja ele iniciante, que está começando no mundo do vinho, e ou, até o mais respeitado e viajado conhecedor da bebida no mundo.
A partir de então vamos aquele que faz o vinho ganhar vida/identidade…
O Enólogo: é o profissional além da degustação, aquele que se formou em curso superior de Enologia. Ele é responsável pela execução dos processos que dizem respeito à fabricação e até comercialização do vinho. Dele saem e cabem as decisões em relação ao produto final no mercado, sendo cuidadoso com as técnicas de plantio e cultivo das uvas, passando pela forma de colheita, produção do mosto e fermentação, envelhecimento ou não da safra até o engarrafamento.
Estando os vinhos nas lojas em prateleiras, restaurantes e adegas conheceremos…
O Sommelier: profissional especializado em diversas bebidas, porém com ênfase e especialização em vinhos. O Sommelier pode atuar em diversos setores no mercado, desde restaurantes e bares, elaborando cartas de vinho, cuidando do armazenamento e compra dos vinhos, montando e sugerindo harmonizações, como também trabalha em casas especializadas gerando especialmente ao consumidor final ajuda qualificada na compra adequada ao gosto e bolso. Este profissional ainda presta serviços de consultoria a hotéis e adegas, promove cursos de iniciação ao mundo dos vinhos para leigos e específicos para aqueles que já conhecem algo e querem aprimorar e aprofundar os conhecimentos sobre a bebida que mexe com as pessoas desde os primórdios da humanidade!
“A cada taça levantada, Saúde desejada”
Raphael Luchiari
Sommelier
#Sommelier